Biologia dos Ácaros
Todos os artrópodes pertencentes à Classe Arachnida (chamados de aracnídeos) têm o corpo fundido em cefalotórax e abdome, quatro pares de patas e não têm antenas. Os pertencentes à Ordem Acari têm, além das características comuns à todos os aracnídeos, o corpo achatado, as aberturas traqueais (que servem para a respiração) geralmente abdominais e as peças bucais localizadas na “falsa cabeça” (gnatosoma).
A Ordem Acari inclui os carrapatos e os ácaros das sarnas e do pó domiciliar.
Distribuição Geográfica
Encontram-se em todas as partes do mundo, sendo, portanto, chamados de cosmopolitas.
Características
Apresentam o corpo dividido em duas regiões: gnatosoma (anterior) e idiosoma (posterior). Na gnatosoma encontram-se as peças bucais: quelíceras e palpos ou pedipalpos.
As quelíceras possuem estruturas semelhantes à pinças em suas extremidades e servem para cortar ou perfurar seus alimentos. Os palpos ou pedipalpos auxiliam na alimentação. Em alguns ácaros, como nos carrapatos, existe ainda o hipóstomo, estrutura que auxilia na fixação do ácaro ao corpo do hospedeiro.
Dentre as subordens existentes na ordem Acari, as mais importantes do ponto de vista médico e veterinário são: Trombidiformes, Ixodides e Sarcoptiformes.